segunda-feira, 27 de maio de 2013

GABARITO SIMULADO 04

Resposta da questão 1:
 [B]

Resposta de Biologia: Em um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto próximo, a íris do olho relaxa, aumentando o diâmetro da pupila. Os músculos ciliares que prendem o cristalino se contraem, causando o aumento do poder refrativo da lente do olho.

Resposta de Física: Da maneira como a questão está, não tem resposta. Do ponto de vista físico, a segunda afirmativa está errada em todas as opções.
Quando o indivíduo passa para um ambiente de penumbra, a íris diminui, aumentando a abertura da pupila para que os olhos recebam maior luminosidade. Correto. Porém, para focalizar um objeto mais próximo, os músculos ciliares se contraem, aumentando a curvatura do cristalino, diminuindo a sua distância focal para que a imagem caia na retina. Não ocorre variação alguma no poder refrativo do cristalino. Para mudar o poder refrativo de um sistema óptico é necessário que se mude a substância ou material que o constitui.  

Resposta da questão 2:
 [B]

A técnica cirúrgica Capella tem a finalidade de diminuir o percurso do alimento no intestino delgado e, dessa forma, limitar a absorção alimentar que ocorre principalmente nessa região.  

Resposta da questão 3:
 [A]

De acordo com o gráfico, o aumento da PO2 aumenta a saturação da hemoglobina, e a dissociação do oxigênio da hemoglobina é maior quando passa de 60 para 40 mmHg.  

Resposta da questão 4:
 [C]

O duodeno secreta o hormônio enterogastrona que inibe a secreção do suco gástrico e diminui a motilidade estomacal. Consequentemente, o esvaziamento do estômago fica mais lento. Esse fato contribui para uma digestão alimentar mais eficiente na alça duodenal do intestino.  

Resposta da questão 5:
 O dissulfiram inibe a enzima aldeído desidrogenase, promovendo o acúmulo do acetaldeído.
Devido à sua toxicidade, o acúmulo de acetaldeído produz então a sensação desagradável.
Se o efeito do dissulfiram fosse na álcool desidrogenase, haveria um acúmulo do etanol e, portanto, um maior efeito no SNC.  

Resposta da questão 6:
 a) P (pontuação máxima) = P (AABB) = 1/16
    P (pontuação mínima) = P (aabb) = 1/16

b) Pontos obtidos:
    1- vice-campeões = AABb e AaBB = 15 pontos

    2- penúltimo lugar = Aabb e aaBb = 5 pontos  

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review